sexta-feira, 13 de junho de 2008

Qual o sentido da vida? (Parte 1 - Complemento)

Antes de iniciar a parte 2 gostaria de enfatizar que o telescópio Hubble será substituído em 2013 por outro telescópio denominado James Webb que a terá metade do peso do Hubble, economizando em diversas partes para poder conter o mais importante: um espelho com 6,5 metros de diâmetro, quase três vezes maior do que o do seu antecessor, o que permitirá observar distâncias hoje impensáveis. O olhar distante não se dará apenas no espaço, mas no tempo, com o registro de estrelas e outros objetos cuja luz será registrada muito depois de serem emitidas. Segundo os responsáveis pelo projeto, com o James Webb será possível olhar para mais de 13 bilhões de anos atrás, pouco após o Big Bang, para testemunhar e entender melhor, por exemplo, o nascimento de galáxias. A Guiana Francesa foi o local escolhido para o lançamento, por estar próximo à linha do Equador, posição geográfica que facilita a impulsão do foguete, e do oceano – em caso de erro, o foguete cai no mar.
“Queremos que o Hubble permaneça no espaço o máximo de tempo possível, mas, ao mesmo tempo, desejamos um telescópio maior. O Universo está se expandindo e precisamos também expandir nosso conhecimento”, disse Gardner. Ele aponta inda que, assim como o Hubble, um dia o James Webb também se aposentará, quando então entrará em cena um telescópio espacial maior e mais moderno, de modo a “satisfazer a inquietude humana”. Apesar de ainda nem ter sido lançado, a missão do James Webb está prevista para ter fim em 2023.


Fontes: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=8902
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_espacial_Hubble
www.youtube.com/ palavra chave: hubble legendado

Abraço
Obs.: Durante as minhas próximas postagens vocês entenderão onde quero chegar!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Qual o sentido da vida? (Parte 1)

Tudo começou com esta foto:

Após pesquisas descobri que esta foto é uma vista de uma pequena região do hemisfério celestial norte, baseada no resultado de uma série de observações do Telescópio Espacial Hubble. Continuei pesquisando... O Telescópio Espacial Hubble é um satélite astronômico, artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. Foi lançado pela agência espacial estadunidense - NASA em 24 de abril de 1990, a bordo do do ônibus espacial Discovery (missão STS-31). Hubble foi imaginado nos anos 40, projetado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990 e foi batizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a Astronomia, ao constatar que o Universo estava se expandindo. Pela primeira vez era possível ver mais longe do que as estrelas da nossa própria galáxia e estudar estruturas do universo até então desconhecidas ou pouco observadas. O Hubble, de uma forma geral, deu à civilização humana uma nova visão do universo e um salto equivalente ao dado pela luneta de Galileu Galilei no século XVII. Olhem o menino aí:

Neste momento a minha ficha caiu! Esta foto foi tirada em dezembro de 1995 e o nome do telescópio é em homenagem ao Edwin P. Hubble que simplesmente provou que o universo está em expansão, permitindo afirmar que esta foto já está desatualizada há mais de 13 anos, seis meses e algumas horas, minutos e segundos! Mesmo que a foto seja tirada agora ela já estará desatualizada, sempre no passado pois o universo não para de expandir! Que loucura hein!? E mais impressionante ainda é que na foto a nossa Galáxia - Via Láctea apresentando algumas estrelas dela e são mais de 3000 galáxias na foto! Que isso!!!
Mas tudo o que foi dito não se aproxima deste vídeo:


Pensem nisso!
Continua...

terça-feira, 10 de junho de 2008

Advogado catarinense é multado por dirigir a 4.800 km por hora

Quatro dias após a divulgação de que o engenheiro de alimentos Rafael de Andrade, do Distrito Federal, foi multado no Rio de Janeiro por supostamente dirigir a 880 km por hora, o G1 descobriu um novo “recorde de velocidade”. Em Santa Catarina, o advogado Jucelei Tavares Menezes foi autuado em 2001 por dirigir seu Gol a 4.800 km por hora.

Foto: Reprodução
Autuação de advogado catarinense multado por 'dirigir' a 4.800 km por hora em frente a hospital (Foto: Reprodução)

De acordo com o flagrante feito pelo radar, o advogado estava quase quatro vezes além da velocidade do som –cerca de 1.250 km por hora ao nível do mar.

A multa recebida pelo advogado, no valor de R$ 102,15, foi por excesso de velocidade em frente de um hospital de Blumenau, cidade onde mora. No local, o limite permitido era de 40 km por hora.

Menezes teria passado pela rua com seu Gol modelo especial Rolling Stones duas vezes mais rápido que um Concorde, jato supersônico que saiu de operação em 2003 e que voava entre 2.300 km por hora e 2.600 km por hora.

Na velocidade em que supostamente dirigia, o advogado conseguiria ir de Porto Alegre a Manaus (cerca de 4.600 quilômetros de distância) em menos de uma hora. Um jatinho que viaja a 800 km por hora levaria cerca de cinco horas e meia para fazer o mesmo percurso.

Nem os carros de rua mais rápidos do mundo chegariam a essa velocidade. Segundo Amir Nasr, chefe de uma equipe esportiva de automobilismo, o automóvel de mais rápida aceleração, o Buggatti Veyron Ele, que vai de 0 a 96 km em apenas 2,5 segundos, chega a 407 km por hora.




O advogado disse que não chegou a recorrer da multa. “Disseram que eu tinha que entrar com um recurso. Disse que achava ridículo entrar com recurso. No dia seguinte ligaram para dizer que haviam cancelado a multa”, afirmou.


Menezes guardou a autuação como recordação. “Para mostrar que eu tinha um legítimo Gol ‘bala’”, afirmou. Hoje, ele brinca com o caso.

Segundo Menezes, seu “recorde” em relação ao do engenheiro “flagrado” a 880 km por hora (veja o vídeo ao lado) se deve à potência do motor de seu antigo carro. “O meu era 1.6. O dele era 1.0.”

Menezes não tem mais o seu carro de série especial. "Mas foi fácil vender. Ele era muito bom", disse ao G1.