quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ciência - Gato com premonições?

Estou volta e com toda a energia!

Estive um tempo offline do blog e todos provavelmente sabem o motivo e compreenderam a situação. Hoje reinicio todas as atividades e "vamos tocar o terror sempre!".

A informação científica é o insumo básico para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país. Esse tipo de informação, resultado das pesquisas científicas, é divulgado à comunidade por meio de revistas. Os procedimentos para a publicação dessa informação foram estabelecidos pelo sistema de comunicação científica, o qual vem se consolidando ao longo de mais de três séculos.
Ao ler esta matéria intitulada de A Day in the Life of Oscar the Cat, publicada no The New England Journal of Medicine um dos periódicos mais conceituados e respeitados do mundo não pensei duas vezes antes de postá-lo.
O conteúdo da matéria é extraordinário, pois o gato nomeado de Oscar, dois anos de idade, criado no departamento ele aprendeu a realizar rondas e quando ele encontra o paciente da vez ele começa a rosnar e enroscar no paciente, o paciente vai morrer em poucas horas. Segundo David Dosa, Oscar consegue prever a o óbito dos pacientes de um centro de reabilitação em Providence, nos Estados Unidos. Em 25 dos casos verificados, o animal permaneceu junto deles cerca de duas horas antes de falecerem.

"O gato não está permanentemente perto dos pacientes", mas "parece marcar presença nas últimas duas horas de vida" , relata o clínico à agência.
Está aí a foto do "Cara" ou melhor, "O Gato - Anjo de Luz"


No que diz respeito ao poder de premonição de Oscar, os médicos e especialistas acreditam que a explicação poderá residir numa alteração bioquímica. Muito interessante!

Depois de ler a matéria algumas perguntas apareceram: Será que teremos um marcador fiel de morte? O que diria a Igreja e Medicina? Com este marcador as intervenções mudariam?
Muitas questões surgirão e cada vez mais a ciência consegue explicar e provar fatos que são absurdos.
Abraço

Informações:

Eu tenho o aritgo na íntegra. Envio para quem quiser!
New England Journal of Medicine
BBC
Reuters