quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ciência - Gato com premonições?

Estou volta e com toda a energia!

Estive um tempo offline do blog e todos provavelmente sabem o motivo e compreenderam a situação. Hoje reinicio todas as atividades e "vamos tocar o terror sempre!".

A informação científica é o insumo básico para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país. Esse tipo de informação, resultado das pesquisas científicas, é divulgado à comunidade por meio de revistas. Os procedimentos para a publicação dessa informação foram estabelecidos pelo sistema de comunicação científica, o qual vem se consolidando ao longo de mais de três séculos.
Ao ler esta matéria intitulada de A Day in the Life of Oscar the Cat, publicada no The New England Journal of Medicine um dos periódicos mais conceituados e respeitados do mundo não pensei duas vezes antes de postá-lo.
O conteúdo da matéria é extraordinário, pois o gato nomeado de Oscar, dois anos de idade, criado no departamento ele aprendeu a realizar rondas e quando ele encontra o paciente da vez ele começa a rosnar e enroscar no paciente, o paciente vai morrer em poucas horas. Segundo David Dosa, Oscar consegue prever a o óbito dos pacientes de um centro de reabilitação em Providence, nos Estados Unidos. Em 25 dos casos verificados, o animal permaneceu junto deles cerca de duas horas antes de falecerem.

"O gato não está permanentemente perto dos pacientes", mas "parece marcar presença nas últimas duas horas de vida" , relata o clínico à agência.
Está aí a foto do "Cara" ou melhor, "O Gato - Anjo de Luz"


No que diz respeito ao poder de premonição de Oscar, os médicos e especialistas acreditam que a explicação poderá residir numa alteração bioquímica. Muito interessante!

Depois de ler a matéria algumas perguntas apareceram: Será que teremos um marcador fiel de morte? O que diria a Igreja e Medicina? Com este marcador as intervenções mudariam?
Muitas questões surgirão e cada vez mais a ciência consegue explicar e provar fatos que são absurdos.
Abraço

Informações:

Eu tenho o aritgo na íntegra. Envio para quem quiser!
New England Journal of Medicine
BBC
Reuters

5 comentários:

=-=Preto=-= disse...

Caso seja um marcador fiel da morte, concerteza a igreja condenaria qualquer pratica relacionado a prevenção da morte, pois para a visão deles somente DEUS tem esse poder!E na medicina creio eu q seria usada somente de forma clandestinamente, pois dificilmente seria aceita plenamente pela sociedade!!!
Artigo interessante Gui, se puder mandar para mim agradeço!!!
Abraço pco e fica duro!!!

Guilherme disse...

Fala Preto, baum o naum?
Acabei de enviar alguns textos sobre o tema que vc abordou!

Acredito que quem afirma que Religião e Ciência são completamentes opostas não buscaram o conhecimento, entendimento e conclusão/formação de opinião sobre o tema abordado. A grande afinidade e proximidade que elas demonstram me passam a idéia que é muito difícil separá-las...Fiz uma breve busca sobre suas origens e evoluções e estou quase concluindo que tudo nao passa de uma questão explícita de semântica!
Daqui alguns dias, com mais estudo e interpretação provavelmente irei concluir que CIÊNCIA e RELIGIÃO SÃO SINÔNIMOS na grande maioria dos aspectos.
Abraço

=-=Preto=-= disse...

Após constatar q recebi os artigos no meu email...do meu grande pco Gui....fui todo empolgado para ler...mas me deparei com algo q não esperava...alias q já tenho q esperar neh.....hahahahha
Os artigos são em ingles, mas já dei um jeitinho brasileiro pra isso brother....Obrigado e quando tiver um tempinho vou colocar um artigo q recebi aki sobre EMPREGO!!!
Abraços a todos e SAVE TWONIGHT

Moisés Mielib disse...

Ótimo! Caro Gui não comentei antes por ser enrolado mesmo. Só espero que este gato não chegue perto de mim...hehehe...interessante o artigo ter sido publicado por uma revista conceituada...para os adeptos de uma cienciência pura o gato seria a anticiência...

Guilherme disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Boa Boi! Tive até uma idéia e vou postar agora mesmo!!!!
É verdade, felizmente a tecnologia e amadurecimento científico da nossa sociedade tem proporcionado a comprovação e levantamento de hipóteses cada vez mais interessantes e intrigantes....! Tudo isso é lindo!
Abraço