sexta-feira, 16 de maio de 2008

1º desfecho do atleta Oscar Pistorius



O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, em francês) LIBEROU nesta sexta-feira o atleta sul-africano Oscar Pistorius, para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim em agosto desde que Pistorius obtenha o índice classificatório para a prova escolhida (especialidade dele é a de 400 metros), ou ser selecionado para o revezamento 4x400m (independente de seu tempo para esta prova). "Acredito que o veremos d+ em Pequim!"

Esta corte "é mais brava" do que a Federação Internacional de Atletismo (IAAF)que anteriormente (postagem anterior) vetou a participação do atleta. Só que aquela idéia de que ele possuía maiores vantagens biomecânicas principalmente durante a realização das provas não foi comprovada por nenhum estudo (principal estudioso do assunto é o alemão Gert-Peter Brueggemann) até o presente momento o que favoreceu a liberação do atleta. O tribunal também não excluiu a possibilidade de a IAAF demonstrar que a prótese em questão possa realmente dar vantagem ao atleta. (significa que podemos ter outro desfecho ainda!)



Abraços











Fonte: http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI2891028-EI10378,00-TAS+libera+participacao+de+atleta+com+proteses+em+Pequim.html
www.brasilonline.ch/index.php?cc=C&cr=11&cs=47